ESSA É A PAGINA DO MOVIMENTO PASSE LIVRE - GRANDE VITÓRIA - facebook -
ACESSE TAMBÉM
WWW.TARIFAZERO.ORG

terça-feira, 20 de março de 2012

Dia de roletaço e conscientização

Um comentário:
O ato de pular a roleta vem se tornando cada vez mais comum no cenário capixaba ano após ano. Só para se ter uma ideia, nos ultimos 3 anos, o número de pessoas que pulam a roleta diariamente aumentou cerca de 230%, passando de 3.000 puladores (em 2009) para 7.000 em 2011. 

Tal fato se deu por diversos fatores. Entre eles, podemos citar o aumento abusivo das tarifas nos transportes municipais e estaduais, protestos contínuos contra o aumento e a normatização do ato de pular a roleta. Todos esses fatores e o constante crescimento de jumpers, estão dcom que o ato de pular a roleta se consolide como parte da cultura dos capixabas.

Infelizmente, ao mesmo tempo em que aumentam o número de pessoas que se recusam a pagar por um direito (ou simplesmente por não dispor do dinheiro da passagem), também vem crescendo as formas de repressão. Constantes são os casos de pessoas que pulam a roleta e são agredidos pelos rodoviários, por policiais, seguranças dos terminais ou até mesmo por milicianos da GV-BUS que circulam dentro dos ônibus.

Pensando nesse contexto, o Movimento Passe Livre da Grande Vitória convida você e seus amigos a participarem conosco de roletaços seguidos por discursos conscientizadores nos ônibus da Grande Vitória.

A ideia consiste em pular a roleta, fazer um breve discurso sobre o ato de pular a roleta, precariedade no transporte, aumento tarifário e TARIFA ZERO.

Os objetivos são: icentivar a população a não pagar por um direito (seja pulando a roleta, descendo pela porta da frente ou entrando pela porta de trás), reduzir a repressão e, junto com o povo, conquistar avanços no debate sobre mobilidade urbana, transporte público de fato e direito à cidade.

Quando?
Quarta feira, dia 21 de março de 2012

Onde?
UFES - Teatro Universitário

Que horas?
18:30, com saída às 19:00 horas

Porque pular a roleta não é crime! Crime é ter roleta pra pular .