ESSA É A PAGINA DO MOVIMENTO PASSE LIVRE - GRANDE VITÓRIA - facebook -
ACESSE TAMBÉM
WWW.TARIFAZERO.ORG

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Facilidades a preço de custo


"O cadastramento e o recadastramento do cartão Passe Escolar, que garante 50% de desconto no preço da passagem do Transcol, passou por alterações a partir de 2012 será via Web. Quem não possui o cartão Passe Escolar deverá procurar os terminais de Campo Grande, Ibes e Laranjeiras e a Loja do Estudante na Ufes (próximo ao Cine Metrópolis)."

Facilidade na utilização, no pagamento e no cadastramento. É assim que se fazem as propagandas de cartões eletrônicos.
Podem ser de crédito, débito, passe escolar ou vale transporte.

O que é mais fácil do que apenas colocar sua resina de plastico com microchip em um sensor? Pode ser num caixa eletrônico ou numa catraca. O que é mais fácil do que eliminar toda a forma humano de serviços substituíveis por máquinas eletrônicas? Qual patrão não gosta de ter controle sobre seus funcionários?

É de tudo isso que se fala nas propagandas de cartões. Da escravidão humana por máquinas, que por sua vez são controladas por máquinas e que por sua vez (novamente) tem como controladores a minoria que já controla nossos salários. Mas eles ainda nos temem. Tecnocracia.

Os tubarões do transcol adoram receber adianta. Quem não gosta? Mas eles podem controlar isso. Eles oferecem a facilidade da resina de plastico com microchip. Eles substituem a mão de obra humana por componentes elétricos. Eles fazem do passageiro do transporte coletivo, meros usuários. Usuários viciados e altamente dependentes do sistema de transporte coletivo.

Para entrar na roda, você só precisa se identificar. Imprima seus dados na resina de plastico com microchip. Eles precisam saber para onde você foi e a que horas. Afinal, que sociedade de controle seria essa?

Mas calma. Você tem vantagem.
Para estudantes, a gratuidade em algumas linhas de segunda a sexta ou 50% da passagem tirada do seu bolso diretamente. Para trabalhadores, seu contra-cheque apenas 6% do valor da passagem descontado.

Tudo isso a custo de:

Facilidade na utilização (desemprego de cobradores e falta de contato humano)

Facilidade no pagamento (lucro adiantado aos tubarões do transcol)

Facilidade no cadastramento (controle individual e 3 horas na fila).

Ainda me recordo dos velhos tempos "impossíveis" do passe/vale impresso, trocado por dinheiro ou alimento quando necessário. É o mesmo tempo velho "impossível" do Tarifa Zero.

Nenhum comentário: